3 CADEIRAS INFANTIS NO BANCO DE TRÁS
Embora haja cada vez menos, há famílias que precisam de instalar 3 cadeiras no banco de trás do carro. A sua preocupação centra-se na medição das costas das cadeiras para ver se encaixam, quando é uma ação que raramente resolverá o problema.
Na verdade, é frequente que os carros que são anunciados como tendo 3 bancos traseiros serem, na verdade, 2 lugares e meio. Desta forma, é muito difícil instalar 3 cadeiras infantis no banco de trás.
O problema não reside apenas na largura do banco traseiro, temos de ter em conta outros aspetos: o primeiro e principal é que, embora haja espaço para instalar 3 cadeiras no banco de trás, a fivela dos cintos de segurança estará debaixo das cadeiras. Desta forma, se tivermos uma ou mais cadeiras de grupo 2/3 ou i-Size de 100 a 150 cm, onde a criança (com poucas exceções) é instalada com o cinto de segurança do automóvel, a instalação será praticamente impossível. Fixar o cinto de segurança com a fivela debaixo do assento é praticamente impossível.
Em segundo lugar, sentar e apertar o arnês ou o cinto à criança que viaja no meio é bastante difícil. A menos que seja um carro grande, com um grande espaço entre os bancos dianteiros e traseiros, a criança que viaja no centro terá que saltar sobre uma das cadeiras localizadas nas laterais para aceder ao seu assento.
Que soluçoes temos?
- Citroën C4 Spacetourer
- Citroën Grand C4 Spacetourer
- Dacia Lodgy
- Renault Grand Scenic
- Renault Scenic
- Volkswagen Touran
- Ford S-Max
- Ford Galaxy
- Renault Espace
- SEAT Alhambra
- Volkswagen Sharan
- Citroën C5 Aircross
- Land Rover Discovery
- Peugeot 5008
- Tesla Model X
- Citroën Berlingo
- Dacia Dokker
- Ford Tourneo Connect
- Opel Combo Life
- Peugeot Rifter
- Toyota Proace City Verso
- Volkswagen Caddy
- Citroën Spacetourer
- Ford Tourneo Custom
- Mercedes Vito/V
- Opel Zafira Life
- Peugeot Traveller
- Volkswagen Multivan
Apesa da ajuda que o Governo oferece às famílias numerosas estas solução pode parecer "matar moscas com fogo de canhão". Portanto, se não nos nossos planos mudar o carro, a soluçaão é sentar uma das crianças no banco da frente.
O Regulamento de Trânsito de 2015 exige que todas as crinças sejam transpotadas no banco de trás, a menos que:
- O carro não tem banco traseiro(carros ou carrinho de 2 lugares)
- O banco traseiro já está ocupado por outros menores que viajam numa cadeirinha.
- Se nem toda s as cadeiras puderem ser instaladas no banco de trás.
Efectivamente, se não houver espaço fisico para fazer a instalação, mesmo que o carro tenha 3 lugaresno banco de trás, encontrar-nos-emos na exceção número 3, o que nos permite instalar uma cadeira no banco do passgeiro.
Claro que, se instalarmos uma cadeira no banco do passageiro, teremos de ter em contra o seguinte:
- Se a cadeira estiver instalada no sentido oposto da marcha, o airbah deve ver desligao.
- Se a cadeira estiver instalada no sentido da marcha, não é obrigatório desligar o airbag, mas é conveniete mover a cadeira para trás de modoa que, nocaso do airbag disparar,não cause ferimentos à criança.
Que criança nos sentamos no banco da frente?
Os regulamentos não mencionam nada sobre o mesmo e a verdade é que há uma certa controvérsia neste aspeto: por un lado, o banco de frente é considerado mais perigoso porque há mais elementos que podem impactar a criança, mas por outro lado (e precisamente por causa de sua perigosidade) que o assento tem mais adequado no seu caso, embora a criança mais velha seja normalmente colocadana frente.
O lugar mais seguro é o central traseiro, uma vez que é o que está mais longe do exterior do veículo, por isso é o lugar que devemos reservar para a criança mais pequena e, portanto, mais frágil.
Assim, para uma família de 2 adultos e 3 crianças, colocaríamos um dos pais a conduzir e no assento do passageir o filho mais velho. No banco de trás, colocamos o outro adulto atrás do condutor, no centro a criança mais nova e, atrás do copiloto, a outra criança.
Estatisticamente não há diferenças entre o número ou a gravidade dos ferimentos entre os ocupantes dos bancos direito e esquerdo, mas como na rua normalmente estacionamos à direita, se a criança for atrás do copiloto faremos a instalaçao a partir da calçada. Desta forma, teremos mais tempo e menosrisco para o fazer correctamente. O adulto terá de ir até à estrada para ocupar o lugar atrás do conductor.
Como sempre, as recomendações gerais podem não ser adequadas em alguns casos específicos, facto pelo qual devem ser adaptados a cada situação , m caso de dúvida, fazer o que o senso comun dita.
Josep M. Vallès
Presidente de Fundação Smart Baby
Treinador de Segurança Rodoviária Infantil das Nações Unidas.
Comentários
Deixe um comentário